domingo, 22 de maio de 2011

O ESCÂNDALO DA GRAÇA

" PORQUE PELA GRAÇA SOIS SALVOS,  POR MEIO DA FÉ, ISSO NÃO VEM DE VÓS É DOM DE DEUS, NÃO VEM DAS OBRAS PARA QUE NINGUÉM SE GLORIE POIS SOMO FEITURA DELE CRIADOS EM CRISTO JESUS PARA AS BOAS OBRAS, AS QUAIS DEUS DE ANTEMÃO PREPAROU PARA QUE ANDÁSSEMOS NELAS." Efésios 2:8-10

Você já se perguntou, qual seria a causa sinequanom(razão principal) da sua salvação? Talvez se perguntássemos a um cristão dessas igrejas ultrarradicais, quase que xiitas, em que tudo é proibido, ele nos responderia: " sou salvo porque não bebo, não fumo, não jogo futebol, etc. Ou se perguntássemos a um irmão legalista no que tange a observação do sábado, ele nos responderia: eu vou para o céu por guardar o sábado!
Certa vez um grande amigo e eu estávamos retornando de um culto no qual eu tinha sido o pregador, e dentro do ônibus um rapaz de bíblia nas mãos veio até nós para entregar um folheto, no qual se afirmava que a guarda da lei, e o sábado era o fator preponderante para a salvação. Bom aí começou a discursão, pois não poderia eu um cristão reformado calvinista, pregador e defensor ferrenho da Teologia da Graça, ouvir semelhante heresia e ficar calado, seria impossível sei que entre tantas discursões o que mais me marcou foi sua afirmação categórica: " eu sou salvo por guardar a lei.  O que mais me impressionou, foi o fato de as escrituras ensinarem tão claramente de que as obras não salvam, principalmente se for encaradas como meio de justificação.
Escrevendo aos Gálatas, Paulo afirma categoricamente que pelas obras da lei nenhuma carne será justificada, mas o fato é que noventa por cento da cristandade acredita que pra ser salvo, o crente deve realizar alguma coisa. Ora se pra ser  salvo, minha vontade, meu esforço, minhas obras logo minha salvação vem de mim, e das minhas obras, então eu sou o agente responsável pela minha salvação. Qual, seria a reação da maioria dos cristãos se as igrejas realmente pregassem a verdade da Salvação pela graça, será que todos de fato entenderiam? ou achariam que a igreja estaria pregando uma  "libertinagem" , e não fazendo menção da "Santidade " necessária para a salvação, bem a graça de fato escandaliza, porque a maioria dos cristãos ainda acham que são salvos por vários motivos, menos pela graça, não podemos nos esquecer, do que  Jesus disse no calvário " esta pago " assim sendo entender que eu conquisto minha salvação por meio do que posso fazer e gritar na face do salvador: " não é suficiente  "; falta alguma coisa " ; ainda preciso, guardar o sábado, não cortar os cabelos no caso das mulheres, tenho que estar na igreja todos os cultos, tenho que subir o monte, usar bermuda e ir a praia, nem pensar, vai que aquelas mulheres de biquíni me façam pecar. Bem eu acho que já deu pra entender que a salvação é uma obra completamente realizada( Fil.1.v.6).Na teologia existem dois termos que sintetizam de forma categórica estas perspectivas, estes termos são monergismo e sinergismo. Estes dois termos são um divisor de águas no pensamento soteriológico, até porque quando o assunto é teologia sistemática a cristandade se divide, quando o assunto é teologia a discursão fica mais acalorada. A graça é enaltecida no monergismo.

 CONTINUA.................................................. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário