domingo, 19 de julho de 2009

Como devemos pregar


Quando falamos de pregação, temos sempre em mente a idéia de propagação de uma notícia e o no caso da pregação do evangélho de uma boa notícia,porém ao meu ver a igreja brasileira está perdendo o foco do que é realmente pregar,de acordo com altores como D.Martim Lioyd-Jones,John Stot,John Macarto Jr,R.C.Sproul e o brasileiro que nos ultimos anos tem se destacado como uns dos melhores expositores bíblicos Rev.Hernandes Dias Lopes,pregar é expor todo conteudo bílbico sem acrécimos ou idéias que para alguns evangélicos pode parecer "revelação".Acredito e concordo plenamente com os autores citados acima,pois pregar no contexto bíblico sempre foi "um ato profético" na verdade nas escrituras sempre que algum escriba, rabino, sacerdote, ou reformador como Esderas,sempre se utilizaram da forma expoxitiva para proclamar a palavra de Deus,ou seja pregar é de fato proclamar o "assim diz o Senhor", mas o que vemos hoje,o camarada aparece na televisão fazendo falsas promessas enganando pessoas que estão desesperadas por uma solução para o seu problema,convidando-as para uma "campanha de milagres" ou seja o convite não o da salvação ou para ouvir a palavra, mas sim para que num passe de "abra-cadabra" Caboon! o milagre chegou.Tudo isto me faz refletir profundamente sobre a responsabilidade de quem prega seja nos pulpitos,nas E.B.D nas células etc, pois se não houver onestidade e boa formação quantas sementes de malignidade podem ser semeadas no trigal do senhor.Um dos textos que mais me faz refletir arespeito desta responsabilidade e o 2 Timóteo.4.v.1-2;pois a conjuração de Paulo era diante de Deus pai e Deus filho,ou seja quem é desonesto na pregação peca contra Deus e sua palavra.Martin Lioyd-Jones em seu livro Pregação e pregadores delcara:"a mais urgente necessidade da igreja cristã, na atualidade é a pregação autentica", que pregação seria esta então? Em minha opinião a pregação autentica é a que respeita os princípios da hermeneutica(texto sem contexto é pretexto para heresia,a bilbia interpreta a própria bíblia), com uma dose poderosa de graça de Deus sobre a vida do pregador,poi como dizia Charles Randol Spurgeon "sermão sem unção indurece o coração", e uma vida correta de quem prega precisamos viver o que pregamos,como diz Hernandes Dias Lopes"pregadores mortos geram sermões mortos,e sermões mortos matam".Portanto podemos concluir que pregar é expor a mensagem de Deus aos corações,sem buscar massagear o ego de ninguem ou encher uma congregação com promessas falsas,mas pregar toda mensagem de Deus vislumbrando a glória de Deus.

"Orare et Labutare"

"Orai e Trabalhai"

3 comentários:

  1. Concordo plenamente Pr. Diego. O ofício de um pregador é uma responsabilidade muito séria e que deve ser feito com temor e preparação, que é o ponto que mais é falho nos dias atuais.
    Apesar de ser pentecostal, vejo que a linha pentecostal coloca mover acima da palavra, levando o povo à um entendimento reduzido de Deus e seus princípios.
    E hoje eu vejo que devemos parar de pecar por FALTA de conhecimento!
    Mas glória a Deus que existem pastores sérios e comprometidos com o ensino genuino da Palava.
    Ytalo Gomes

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar quero parabenizá-lo pela brilhante idéia de expor um comentário a respeito que é o ponto mais importante das escrituras que é a “pregação”. Mas, o que é realmente pregação? Para Aurélio é pregação [De pregar3 + -ção.] Substantivo feminino. 2.Fam. Ralho, repreensão. 3.Discurso maçante.
    Embora saiba do que se trata o comentário seu a respeito sempre é bom lembrar que um site ou blog vai estar a disposição de acesso a milhares de pessoas que possivelmente sequer saber o que é pregação sob a ótica proposta por ti.
    Considerando o item 3 de Aurélio onde a pregação é um discurso maçante quero lembrar quando comentamos sobre aquela mensagem que é um espada. Mas no sentido proposto para nós ela foi longa e chata assim como a espada. E sendo assim cabe lembrar se pode porventura a PALAVRA DE DEUS por causa de um pregador se tornar assim?
    O próprio Aurélio que sequer sei se é crente ou não afirma que pregação é composta de duas palavras, a saber: pregar+ ação. E sendo assim cabe dissecar as palavras para melhor compreensão.
    Obviamente não é nossa pretensão comentar item por item, mas propor uma breve reflexão no que foi comentado e sobre a ótica que foi.
    Não mais agora estaremos expondo os conceitos de dicionaristas, todavia o que a bíblia diz a respeito de pregar.
    Quando dizes sempre vem à mente propagação? Boa noticia? Quando afirma que a igreja brasileira ao meu ver esta sendo genérico. Qual igreja? Católica? Congregacional? Igreja Eclésia? Ou............... “expor todo conteudo bílbico sem acrécimos ou idéias? Pregar é ato profético baseado em que?
    Concordo quando você diz que pregação “é a que respeita os princípios da hermeneutica(texto sem contexto é pretexto para heresia,a bíblia interpreta a própria bíblia)”. Ainda estou de acordo quanto ao fato que “pregar é expor a mensagem de Deus aos corações,sem buscar massagear o ego de ninguém ou encher uma congregação com promessas falsas,mas pregar toda mensagem de Deus vislumbrando a glória de Deus.”
    Afinal a bíblia os que assim o fazem como você mesmo disse que oferecem milagres , cabummmmmmmmmmm e pronto?

    ResponderExcluir
  3. ISAIAS FOI UNGIDO PARA PREGAR ASSIM:
    ARC Isaiah 61:1 O Espírito do Senhor JEOVÁ está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos;
    2 a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
    3 a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza, veste de louvor por espírito angustiado, a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do SENHOR, para que ele seja glorificado.
    JESUS PREGAVA ASSIM:
    17 Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.
    MANDOU OS DOZE PREGAR, E CERTAMENTE NÃO DA FORMA QUE VOCE SITOU EM SEU TEXTO.
    14 E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar
    ARC Luke 9:1 E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios e para curarem enfermidades;
    2 e enviou-os a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos.
    34 E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas;
    42 E nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos.
    16 E nos impedem de pregar aos gentios as palavras da salvação, a fim de encherem sempre a medida de seus pecados; mas a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim.

    OS TEXTOS FORAM EXTRAIDOS DOS LIVROS ABAIXO DA VERSAO ARC.
    Isa. 61:1
    Matt. 4:17
    Matt. 11:1
    Mk. 3:14
    Lk. 9:2
    Acts 10:42
    2 Co. 2:12
    1 Thess. 2:16

    PORQUE OS PREGADORES ERRAM?
    29 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.

    24 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura, não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?
    27 Ora, Deus não é de mortos, mas sim é Deus de vivos. Por isso, vós errais muito.
    Matt. 22:29
    Mk. 12:24
    Mk. 12:27
    LUIZ OTAVIO
    POR ÚLTIMO, MAS NÃO MENOS IMPORTANTE SUGIRO QUE PASSE O CORRETOR ORTOGRÁFICO EM SEUS TEXTOS.

    ResponderExcluir