quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Fui chamado para esclarecer !

Gostaria de comentar a princípio de forma breve algumas questões que mexeram comigo! em primeiro lugar deve ser levado em conta o que significa hermenêutica:O termo "hermenêutica" provém do verbo grego "hermēneuein" e significa "declarar", "anunciar", "interpretar", "esclarecer" e, por último, "traduzir". Significa que alguma coisa é "tornada compreensível" ou "levada à compreensão".
Alguns defendem que o termo deriva do nome do deus da mitologia grega Hermes, o mensageiro dos deuses, a quem os gregos atribuíam a origem da linguagem e da escrita e considerado o patrono da comunicação e do entendimento humano. O certo é que este termo originalmente exprimia a compreensão e a exposição de uma sentença "dos deuses", a qual precisa de uma interpretação para ser apreendida corretamente.
Encontra-se desde os séculos XVII e XVIII o uso do termo no sentido de uma interpretação correta e objetiva da BíbliaSpinoza é um dos precursores da hermenêutica bíblica.
Outros dizem que o termo "hermenêutica" deriva do grego "ermēneutikē" que significa "ciência", "técnica" que tem por objeto a interpretação de textos poéticos ou religiosos, especialmente da Ilíada e da "Odisséia"; "interpretação" do sentido das palavras dos textos; "teoria", ciência voltada à interpretação dos signos e de seu valor simbólico.
Hermes é tido como patrono da hermenêutica por ser considerado patrono da comunicação e do entendimento humano. Então logo aprendemos que o princípio da hermenêutica é este: " texto sem contexto, é pretexto para heresia"
fiquei estarrecido com os comentários que recebi na minha postagem sobre " nossa liberdade" quando vejo colegas blogueiros evangélicos após eu citar afirmações tão hermeneuticamente corretas, me recomendarem ler 1 Corintios 6, onde fala que os beberrões não herdarão o reino, ou a má interpretação do outro dizendo que a tradição dos anciãos era só de origem acética, isso nos faz ter o trabalho honroso de explicar de forma mais detalhada do assunto, pois nem todos os que pesquisam na net possuem uma boa formação teológica, afinal hoje em dia tem gente que se forma até pela internet em cursos de teologia em seis meses. 
Bem vou me ater ao fato, quando fiz a exegese do texto de joão cap.2, que narra as bodas de Caná da Galiléia, expus a principal pergunta em questão! é pecado um cristão autêntico protestante, filho de Deus tomar bebida alcoílica? bem qualquer um que entenda um pouco de hermenêutica, sabe a diferença básica entre beber e se embriagar! e afinal de contas, a bíblia em relação ao uso de bebidas sempre nos dá um parecer ético, em João 2 nós temos de acordo com o texto original grego Nosso Salvador não teve o menor problema em conviver e estar numa festa onde estavam servindo bebidas, e não me venham com aquele comentário furado da Bíblia de estudo pentecostal, no qual o " Dr. Donald " afirma que o vinho que jesus fez era sem álcool , bom e não embriagava, vamos a exegese do texto: No início do texto no verso 3, diz o texto que acabou o vinho, a palavra vinho neste texto original é OINON, que significa vinho, comum fermentado que embriaga, e a mesma palavra aparece em todo texto isso quer dizer em primeiro lugar que mesmo após a transformação de Jesus o vinho continuava vinho, uma outra questão é que o grego possui outro termo para vinho sem fermentação ou seja não embriagava, o termo é GLEUCOS, ou seja se o vinho que jesus transformou não embriagava não poderia ser oinon mais sim gleucos, bom isso é só o princípio, uma outra questão é que o mesmo comentarista da B. de E. Pentecostal, afirma que o adjetivo grego Kalon que significa bom ( qualidade ) está en seguida ao termo oinon ( vinho ) após o milagre de Jesus, qualifica aquele vinho como vinho " moralmente bom" se é que se pode fazer tal interpretação, particularmente como exegeta,não tenho coragem de fazer semelhante forçação do texto para pregar abstinência, bom o próprio contexto imediato nos faz entender que este argumento deste teólogo pentecostal é furado, pois logo após o milagre de jesus o mestre sala argumenta sobre o oinon kalon ( bom vinho )e afirma no versículo 10 : "todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já (beberam fartamente= metustôsin=estiverem bebados),servem o inferior; tu porém, guardaste o bom vinho( oinon kalon ) até agora" . Assim sendo segundo o contexto imediato o bom vinho fruto do milagre de Jesus embriagava tanto quanto o servido anteriormente.

Queridos não estou recomendando a ninguém que viva embriagado, só estou deixando claro que biblicamente tomar bebida alguma é pecado, é que de vez enquanto um bom vinho não faz mal a ninguém. e que o que as escrituras ensinam claramente não é a abstinência mas a embriagues,pois se tomar bebidas alcoólicas fosse pecado, a a maioria dos reformadores, missionários e aviva-listas, antepassados estariam no inferno, quanto ao texto que sitei na postagem passada, não o forcei como fui acusado! fui exegético, a afirmação de Jesus foi enfática: "NADA FORA DO HOMEM"; isto é de acordo com o texto original grego isso quer dizer: nenhum objeto,nenhuma substância nada cuja existência material provenha da produção do homem inclusive mais tarde os teólogos protestantes usaram esta afirmação em relação a dieta judaica, minha oração é que o Espírito Santo produza maturidade em seu entendimento, e firmeza no seu coração, pois não é porque podemos afirmar esta liberdade que iremos usar da mesma para dar ocasião a carne.

                                                                                                        " ORARE ET LABUTARE "

Nenhum comentário:

Postar um comentário