segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Te gar cariti este sesomenoi

" pois pele graça sois Salvos" (Efésios.2.v.8)https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipX4pcns-HdWRUYC8HwFBpyIeUvoC1BC0dtcKlkHp-lZVNmvfLmqDREfh1KrF2lbZxB-DlvdZ3hCSY1LP3TyG2AsgsE3Omm0Afq6cOAY14XDcLuRmssBGVdWPrnJNkAfiJek67trjAqsT3/s320/presente.jpg

A palavra Salvação no grego original é soteria, que basicamente signifia livramento ou libertação.A partir daí, somos levados a uma reflexão peculiar no que diz respeito a Soteriologia(doutrina da salvação), que em minha opinião pessoal tem sido amplamente banalizada na pregação evangélica contemporânea, os pulpitos evangélicos, especialmente os neo-pentecostais, tem se pregado com muita veemência assuntos que de certo modo são até importantes, como por exemplo:cura divina, libertação de vícios etc, porém assuntos que são mais "compléxos"por assim dizer são deixados de lado.Primeiramente poderíamos comentar sobre a depravação total, doutrina esta que consiste na crença da incapacidade humana de mover-se em direção ao Eterno e a seu caracter justo."Quando a vontade está acorrentada como escrava do pecado, ela não pode fazer um movimento em direção a bondade, muito menos persegui-la firmemente"(João Calvino)
Agora o que nos resta entender senão o ensino apostólico de Paulo sobre a depravação total "pois todos pecaram, e carecem de glória da glória de Deus. (Romanos.3.v.23).Se todos pecaram, e esta frase sendo excludente, nos traz a idéia da incapassidade humana de se tornar obediente a vontade de Deus, assim sendo o homen caído em delitos e em pecados nunca(mesmo sendo cristão) desejará o bem, pois todos os seus sentidos foram corrompidos pelo pecado, um exemplo que fortalesse esse argumento e a declaração de Paulo em Efesios.2.v.1_"Ele nos deu vida estando "mortos em delitos e pecados", ora o que não podemos nos enganar na interpretação exegética do texto,não se trata aqui da morte física mas sim a morte espiritual, qual é então a conclusão lógica do texto, que assim como morto não fala, não ouve e não toma decisões, o pecador não é capaz de ser direcionado para Deus por suas próprias dirações pois estas foram corrompidas pelo pecado, assim podemos concluir esta breve meditação sobre este tema(depravação total) citanto Paulo em sua carta aos Romanos capítulo 6 versículo 23__"porque o salário do pecado é a morte", se todos pecaram logo estão todos mortos, assim sendo somente o ato ressucitador de Deus através de Cristo para trazer a vida o pecador.

3 comentários:

  1. Olá Pastor sou esposa do seu aluno Wellington tenho acompanhado seu blog, tenho gostado do seus artigos inserido no seu blog, motivo pelo qual serei seguidora do Kerigma.
    QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SEU MINISTERIO PASTORIAL, E QUE ATRAVEZ DO SEU TESTIMUNHO ALMAS VENHAM SER ALCANÇADAS PARA O REINO DE DEUS. Fique na Paz.

    ResponderExcluir
  2. Sou vice presidente do seu aluno Wellington tenho grande satisfação, em entrar como seu seguidor homen de Deus, Que o senhor esteja consigo Pastor.

    ResponderExcluir
  3. Caro professor, novamente encontro-me em seu espaço para deixar a minha opinião sobre o assunto em pauta. Não deixastes nada teológico, para eu comentar sobre depravação total, fostes perfeitos em sua redação. Vou apenas, trazer uma ilustração para os seguidores deste ilustre blog . escutei essa ilustração de um amigo Pastor, chamado Bira, segundo ele estava chegando a casa e se deparou com uma cena trágica, tinha acabado de acontecer um homicídio, lá estava um corpo estendido ao chão, completamente sem vida. Ao redor do defunto havia dezenas de populares curiosos, repentinamente caiu um grande temporal, todos os populares curiosos, fugiram para debaixo de marquises ou abrigos, pois se tratava de muitas águas. Apenas um não fugiu da chuva, adivinha quem? Resposta fácil, o defunto! Por que ele não saiu correndo igual os outros? Os mortos não podem tomar decisões, estão mortos, somente os vivos tomam decisões. Estamos mortos devido o pecado, e, portanto não temos condições, por nós mesmo de fazermos movimento algum a favor da bondade. Somos totalmente depravados, o pecado fez isso, com homem e com a criação. Só Deus, pode nos oferecer a vida, por meio da graça. Shalon Adonai!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir